BIOGRAFIAS E SEUS PERSONAGENS
BIOGRAFIAS E SEUS PERSONAGENS
É comum que o leitor relacione a escrita de biografias com pessoas famosas, já que a narrativa da vida de personalidades de diferentes áreas atrai a curiosidade e gera procura. No entanto, pessoas comuns também são frutos de textos biográficos – alguns com fama internacional.
Anne Frank é um exemplo de como a autobiografia de uma pessoa anônima pode trazer um relato histórico importante. Publicado postumamente, a obra mundialmente conhecida conta com os diários da garota judia que foi morta após vivenciar os horrores do holocausto.
No Brasil, uma moradora da favela do Canindé, em São Paulo, levou ao público a visão crua e dolorosa da realidade da mulher negra, sem estudo e mãe solo na sociedade paulistana do século XX. Publicado em 1960, Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada é a reunião de aproximadamente 20 diários escritos por Carolina Maria de Jesus, catadora de lixo que conheceu um jornalista que enxergou nela a importância social de haver a publicação dos relatos do ponto de vista da personagem.
“Quarto de Despejo - Diário de Uma Favelada” é uma obra recorrente na literatura obrigatória de diversos vestibulares pelo Brasil, o que mostra a importância que biografias e autobiografias têm para entender as diferentes realidades sociais.
Veja também: O drama de Anne Frank
Sem comentários:
Enviar um comentário