COMO ESCREVER UMA BIOGRAFIA?
Uma biografia exige do escritor a pesquisa profunda sobre a vida de quem será o personagem da história. A base do texto biográfico começa, geralmente, com o estudo de materiais disponíveis (textos, livros, programas radiofônicos ou televisivos, filmes e outros).
Além da pesquisa em materiais, outra forma que auxilia muito os biógrafos – autores de biografias – é a realização de entrevistas. Steve Jobs, fundador da Apple, teve sua trajetória retratada no livro com seu nome, obra escrita por Walter Isaacson com base em informações de cerca de 40 entrevistas com o próprio personagem e pessoas que o conheceram.
É importante que o leitor entenda claramente cada etapa da vida da pessoa retratada em uma biografia e consiga entender o contexto social (época, costumes, influência da política e dos acontecimentos históricos) nos episódios narrados.
A introdução de uma biografia resume quem é a pessoa biografada. Os dados fundamentais de uma biografia são nome, locais e datas de nascimento e falecimento (se for texto póstumo) e o que motiva a escrita de um texto biográfico (profissão, participação em algo importante, representatividade etc).
Após a apresentação, o texto segue com a divisão pelos tópicos que marcam a trajetória da pessoa, como nascimento e/ou infância, profissão, importância social, legado, participação em algum período histórico específico, obras, fim da vida e morte, curiosidades e outros pontos que possam servir de marcações temporais na biografia e facilitam a leitura e localização na cronologia da pessoa.
Fontes: https://mundoeducacao.uol.com.br/biografias
Sem comentários:
Enviar um comentário